Talvez esta seja a eterna questão, uma vez que já é discutida há muito tempo. O problema de se pagar bem a um programador PHP é porque existe muita oferta no mercado por programadores que trabalham por “meia dúzia de tostões”, então muita gente contrata-os. A maioria são ainda estudantes ou programadores que acabaram o curso, mas se formos a comparar o que é pago a um recém-licenciado que siga programação PHP, a discrepância ainda é grande para o mesmo recém-licenciado que siga programação Java.
Afinal de contas, porquê pagar mais, quando se pode pagar menos? Este ideologia está errada, pois o grande problema é que “qualquer pessoa” pode-se auto-denominar programador PHP, mas nem todos sabem programar correctamente. O problema de hoje em dia é que qualquer pessoa lê um ou dois tutoriais e já acha que sabe programar, pois o PHP permite essa facilidade, por ser uma linguagem mais “fácil”.
O que acaba acontecendo é que, os novatos, aceitam trabalhar por valores baixos, e para as empresas quanto menos pagarem melhor, só que isto não é só mau para nós, mas para as empresas também, pois o produto final, pode até funcionar exactamente igual como funcionaria sendo desenvolvido por alguém experiente, mas de certeza que o resultado final não vai ser o mesmo. É por isso que o que não falta por aí são sites cheios de vulnerabilidades devido a falhas de segurança, de difícil manutenção, e por fim, a necessidade de contratar outro programador para refazer todo o trabalho.
É preciso mostrar a todos que o PHP é uma linguagem poderosa e que deve ser utilizada por grandes empresas.
Quero ver os programadores PHP a serem pagos devidamente pelo trabalho que fazem. Encararem este facto:
Qualquer um pode-se auto-denominar programador PHP, mas nem todos sabem programar PHP.
Ninguém melhor que nós mesmos para sabermos o valor do nosso trabalho, como tal deves ser pago de forma justa.
Estarei errado? O que é que tu achas? Qual a tua opinião de valor/hora que um programador PHP deveria receber?
Fonte: cgoncalves.com